Por: Bruna Joanna Menegazzo - CREF: 011993-G/SC - Profissional de Educação Física

Desde a primeira infância as crianças devem ser incentivadas a prática de alguma atividade física, seja qual for, pois as vantagens de um esporte iniciado logo cedo são inúmeras. A natação é uma excelente dica ao público infantil. Vários esportes, assim como a natação, trazem inúmeros benefícios aos seus praticantes, quais sejam, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, do tônus muscular, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, também desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança. Além de todos os benefícios mencionados, a natação ainda contribui para o desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Também é incontestável, a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura essenciais para o desenvolvimento motor do bebê. Não é de se espantar quando se fala que a natação é um esporte completo, essa modalidade também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos. Diante de todos os benefícios apresentados é possível compreender por que também é um esporte muito indicado para crianças autistas, além de considerar que a água é um meio muito atraente para eles, o que é inexplicável cientificamente, estes se sentem livres e na maioria das vezes diminuem as estereotipias, que são os movimentos repetitivos ou ainda, as ecolalias, que são palavras e frases repetitivas. As crianças autistas, em regra ficam mais calmas na água, têm percepção espaço-temporal, ao mesmo tempo em que sentem liberdade, se sentem seguros num ambiente acolhedor e limitado. A criança deve começar o mais precocemente possível, com a autorização do pediatra, podendo estar com a presença da mãe ou pai, em situações possíveis de inclusão na turminha, ou alguém com quem tenha bastante afinidade. Ou ainda, com o professor personal, visto que nessa situação o professor pode trabalhar não somente fundamentos da natação, mas também proporcionar estímulos cognitivos que estão sendo trabalhados em outras terapias, auxiliando e reforçando nos aprendizados. A sensação tátil provocada pela água em todo o corpo traz uma estimulação sensorial enorme, porém sem invadir o seu espaço, ajudando seu crescimento como ser humano. É muito importante que o professor mantenha algumas estratégias no decorrer das aulas, priorizando a rotina dos acontecimentos e sendo bastante cauteloso com novas atividades a serem propostas, utilizando um material por vez, para que não haja uma superestimulação, o que geraria maior ansiedade nas nossas crianças autistas, vindo a desviar a atenção do objetivo a ser atingido. Ao considerar a situação do adulto autista, este deve ser tratado como chlamydia treatment pills azithromycin 500mg 3 tablets adulto e não ser infantilizado, vez que, podem nadar bem, realizar vários exercícios coordenados com a respiração na piscina e nados submersos. Porém, assim como com as crianças, é importante que sejam colocados alguns limites quanto ao comportamento, como momentos específicos para cada atividade, horários de inicio e fim das atividades e brincadeiras, ou seja, alguns rituais que podem ser amenizados com o tempo e com conversas. As propriedades físicas da água é que tornam o ambiente aquático tão rico em sensações e viabilizam a construção de novos conhecimentos, como por exemplo, o empuxo, que é a flutuação, a qual facilita os movimentos, a pressão hidrostática exercida em volta de todo o corpo, abraçando o corpo, criando resistência na inspiração e facilitando a expiração, estimulando o controle respiratório e facilitando a fala. A turbulência, este movimento da água em redemoinhos, fortalece a musculatura, melhora a circulação e cria um ambiente interessante e estimulante. Fator que merece destaque, é a segurança em meio aquático, existem dados consideráveis de afogamento em crianças autistas, justamente pela atração que sentem pela água, porém, em muitos casos não sabem defender-se em meio líquido, tornando a natação essencial para o domínio do corpo em meio aquático. A água encanta o autista e favorece seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e socializador. Sendo assim, a natação adaptada para os autistas deve ser rica de experiências como também é para as outras crianças. Nada é definitivo e imutável, portanto, ninguém poderá determinar o quanto o ele vai desenvolver-se, que objetivos propostos ele vai alcançar, o quanto ele será capaz de realizar. O importante é oferecer um leque de oportunidades e riqueza de experiências, na água e na vida diária, para que os autistas sejam capazes de descobrir seu potencial.