Por: Vera Lúcia Doss  - Terapeuta Ocupacional

Nos dias atuais a tecnologia tem invadindo amplamente nossas atividades diárias. Nós Terapeutas Ocupacionais, buscamos ressaltar a importância do brincar para a aprendizagem, integração, socialização, afetividade e o desenvolvimento psíquico e global da criança. Pode-se afirmar que no caso dos autistas, esta atividade não é menos importante. Observa-se que os pacientes diagnosticados com autismo apresentam ou desenvolvem uma maneira peculiar de brincar. Normalmente não conseguem, por vezes, dar função correta aos brinquedos e perdem o interesse com facilidade pelas atividades, porém, se estimulados da maneira adequada podem aproveitar dos benefícios que o brincar proporciona. Nós adultos devemos ampliar e diversificar acheter viagra os desafios das brincadeiras auxiliando no desenvolvimento das atividades. Com isso, certamente obteremos resultados surpreendentes com nossas crianças. É importante ressaltar que mesmo de maneira diferente ou não tradicional, o autista pode desenvolver sua criatividade e imaginação e desta forma melhorar a interação com outras crianças, expondo seus sentimentos e aceitando os sentimentos alheios. Neste contexto o Terapeuta Ocupacional objetiva desenvolver atividades para a estimulação do autista, contribuindo para que sua vida se torne mais funcional, auxiliando na sua integração tanto no convívio familiar quanto no social, bem como na realização das atividades de vida diária, que são tão importantes para a independência de nossas crianças. As limitações dos pacientes que são, em princípio, uma grande frustração pessoal, com o desenvolver da terapia se tornam uma motivação para que ele continue seguindo em frente. Mostrar ao paciente a sua capacidade de superação e perceber a satisfação pessoal em cada um dos obstáculos transpostos nos motiva a sermos melhores profissionais.